A Serra do Buçaco, Mata Nacional com árvores dos quatro cantos do mundo e o Hotel Palácio

Quinta da Abelenda
Junto à Ecopista do Dão & rio Dão

Serra do Buçaco
30 min. da Abelenda

A Serra do Buçaco
A Mata Nacional e o Palácio

Caramulo | Buçaco | Estrela | Piódão | Conímbriga | Coimbra | Viseu | Santa Comba Dão | Vinhas
A Serra do Buçaco e o Palace Hotel

A Serra do Buçaco, Mata Nacional


Serra do Buçaco
- Nesta página:



Serra do Buçaco
- Alojamento:



Se quiser visitar mais locais de interesse no centro de Portugal, recomendamos a Quinta da Abelenda, numa distância de apenas 25 km (30 minutos de carro) da Serra do Buçaco. Muito bem localizada para visitar p.ex. a Serra da Estrela, a Serra do Caramulo, a barragem da Aguieira, as vinhas do Dão etc.

A Mata Nacional do Buçaco, com 105 hectares e cerca de 5 km de perímetro, é Monumento Nacional desde 1943. Classificada por botânicos como um dos melhores arboretos da Europa e por poetas como o “altar da natureza”, tem no seu interior cerca de 700 espécies de árvores, exóticas e indígenas. Ao percorrermos as suas veredas, em passeios pedonais, estaremos em plena floresta amazónica ou na Tasmânia, caminhado pelo Vale dos Fetos.

História


Em 1630 a Ordem dos Carmelitas Descalços obteve autorização do Bispo de Coimbra para construir o seu convento na mata do Buçaco. Na sua primeira visita à Mata, a reacção dos Carmelitas foi de deslumbramento: “isto é já um conversar com Deus... porque se agora inculto, rude e tosco é o que admiramos, cultivado, será um paraíso terreal”.

Serra do Buçaco. Vale dos Fetos

A variedade de árvores, abundância de fontes, a beleza dos vales e montes, subjugou os Carmelitas, que iriam transformar o Buçaco numa paisagem sagrada.




O Pálacio do Buçaco


O Palácio do Buçaco

restaurante palácio hotelMais tarde, no século XIX, a família real Portuguesa contratou o arquiteto e pintor italiano Luigi Manini para a construção de um palácio de Verão no local to convento da mata do Buçaco. A construção foi finalizada em 1907, pouco antes da implantação da república em 1910, altura em que o palácio foi convertido num hotel de luxo.
Desde aí, hóspedes de todo o mundo têm apreciado a beleza da arquitetura neomanuelina e os confortos do palácio. Com o passar do tempo, o Palácio Hotel do Buçaco tornou-se num dos locais mais icónicos e fascinantes do mundo, com uma tradição continuada de luxo.

O restaurante


No restaurante do Palácio Hotel do Buçaco poderá desfrutar da clássica cozinha francesa e portuguesa, e os vinhos exclusivos do Buçaco certamente valem a pena experimentar. Em suma, o Palácio Hotel do Buçaco é uma experiência a não perder.

Palace Hotel do BuçacoPalace HotelAo lado do Hotel Palácio





Passeios e vistas


Além do Hotel e do famoso restaurante, a Mata do Buçaco é, em si, uma zona de enorme beleza que lhe proporciona passeios por entre monumentos, flora e fauna. Alguns locais a visitar incluem:

Fonte Fria


Os degraus e a cascata Saída de uma nascente de montanha, a àgua desce os 144 degraus da escadaria da Fonte Fria na sombra fresca do arvoredo

Via Sacra


A subida dos cerca de 3 km da Via Sacra é marcada por uma série de 20 capelas, os chamados Passos da Via Sacra. Estas capelas são dedicadas a episódios da crucificação de Jesus Cristo, e contêm figuras de barro cozido. O passeio termina na Cruz Alta, de onde pode desfrutar de uma vista sobre a Mata e o Palácio Hotel.

Na Via Saccra

Convento Carmelita


A maior parte do antigo convento foi destruída na construção do Palácio, mas algumas estruturas foram conservadas, no interior de construções modernas. O claustro do convento ainda pode ser visitado, tal como uma capela e várias das antigas celas dos frades.

Museu Militar


Neste pequeno museu dedicado à Batalha do Buçaco e à Guerra Peninsular poderá encontrar uma interessante colecção de armamento, uniformes militares, gravuras e diversas relíquias do tempo de Napoleão.



EN



Serra do Caramulo | Serra do Buçaco | Serra da Estrela | Serra do Açor e Piódão

Conímbriga | Coimbra | Viseu | Santa Comba Dão | Rotas dos Vinhos do Dão


Serra do Buçaco