O Parque Natural da Serra da Estrela, alojamento, fotografias e outra informação turística

Quinta da Abelenda
Junto à Ecopista do Dão & rio Dão

Serra da Estrela
50 min. da Abelenda

O Parque Natural da Serra da Estrela
O ponto mais alto de Portugal Continental

Caramulo | Buçaco | Estrela | Piódão | Conímbriga | Coimbra | Viseu | Santa Comba Dão | Vinhas
A Serra da Estrela

A Serra da Estrela


Serra da Estrela
- Nesta página:



Serra da Estrela
- Alojamento:



Se quiser visitar mais locais de interesse no centro de Portugal, recomendamos a Quinta da Abelenda, numa distância de apenas 35 km (50 minutos de carro) da Serra da Estrela. Muito bem localizada para visitar p.ex. a Serra do Caramulo, a barragem da Aguieira, Piódão, Buçaco, as vinhas do Dão etc.

A Serra da Estrela, a maior cadeia montanhosa de Portugal Continental, tem o seu ponto mais alto na Torre, situada a 1993 m de altitude. O seu Parque Natural, marcado por maciços rochosos de granito e xistos onde se podem encontrar vestígios de antigos glaciares, é um local privilegiado de encontro com a beleza de uma paisagem que vale pena visitar durante todo o ano.

A neve da Serra da Estrela


A neve, no Inverno, é um dos principais atractivos da Serra, não só pela beleza do manto branco que a cobre, mas também por aqui se situar a única estância de esqui de Portugal. Apesar de só haver neve durante o Inverno é possível praticar esqui durante todo o ano pois em Manteigas existe uma pista artificial.
As aldeias históricas da Serra da Estrela merecem também, sem dúvida, uma visita.

Na neva da Serra da EstrelaUm pastor na Serra da Estrela




Aldeias Históricas da Serra da Estrela
Linhares


Linhares é uma das Aldeias Históricas de Portugal que conserva mais das suas casas e ruas originais. Nesta bela aldeia ainda é possível encontrar muitos vestígios de ocupação romana.
Mas a maior atração é, sem dúvida, o castelo de Linhares, com as suas torres imponentes. As suas origens são ainda mais antigas, mas a forma em que o castelo pode ser visto hoje em dia data em grande parte do século XIII.

Linhares




Museu do Pão


Museu do Pão O Museu do Pão é um complexo museológico privado onde se exibem e preservam as tradições, história e arte do pão português. Em mais de 3.500 m² o visitante encontra uma gama de actividades destinadas à cultura, pedagogia e lazer, divididas em quatro salas expositivas: a Sala do Ciclo do Pão, a Sala do Pão Político, a Sala da Arte do Pão e a Sala Pedagógica.

Restaurante


O restaurante do museu é um local onde se recuperam os sabores tradicionais da nossa gastronomia. Através de uma investigação sempre renovada, a tradição da mesa nacional ressurge diariamente.

Todo o complexo (museu e restaurante) encerra à segunda-feira.

Localização


Quinta Fonte do Marrão
6270 Seia
museu@museudopao.pt
Serra da Estrela - Portugal
Coordenadas GPS latitude:40,41988 longitude: 7,69728
ou em alternativa latitude:40°25'10.59"N longitude: 7°41'46.21"W




Percursos Pedestres na Serra da Estrela


Serra da Estrela

Passeio pedestro Manteigas Perto de Manteigas, Serra da Estrela

Percurso pedestro Manteigas Percurso pedestro Serra da Estrela
Nas montanhas da Serra da estrela, passando por vales cavados por rios e ribeiras de águas límpidas encontram-se vários percursos pedestres, bem sinalizados e de uma beleza impressionante.


Há vários percursos circulares, de curta ou longa duração, além de três percursos lineares, cada um de mais de 80 km atravessando a Serra da Estrela, as Grandes Rotas (GR).


Informação detalhada de 16 Percursos Pedestres na Serra de Estrela


A seguinte página tem muita informação de vários percursos pedestres, incluindo mapas, coordenadas, altitudes, localização, duração, dificuldades, etc.:



EN



Serra do Caramulo | Serra do Buçaco | Serra da Estrela | Serra do Açor e Piódão

Conímbriga | Coimbra | Viseu | Santa Comba Dão | Rotas dos Vinhos do Dão


Serra da Estrela